Anúncios no Facebook Messenger: Como Usá-los no seu Negócio – Jefferson Midei

Anúncios no Facebook Messenger: Como Usá-los no seu Negócio

Por Jefferson Midei | Messenger

out 31

Quando o Facebook iniciou a ativação de anúncios no Facebook Messenger, em 8 de novembro de 2016, eu sabia que isso mudaria as regras do jogo e que muita coisa boa viria por ai…

Desde então, eu venho testando esses anúncios, e neste post vou explicar os pontos positivos e pontos negativos de anunciar no Facebook Messenger, e como usar tais anúncios de forma estratégica para você obter mais resultados em seus projetos.

Antes de você colocar as mãos-na-massa, você precisa entender o porquê este tipo de anúncio serve para QUALQUER e TODOS os nichos de negócio!

Sim, eu sei… A princípio, seria mais simples acreditar que esse tipo de anúncio serviria preferencialmente para um público mais “high-tech“, ou então que apenas graaaaandes empresas poderiam usar desse recurso para estabelecer uma comunicação um-a-um com seus clientes… Mas, calma, fique comigo até o final e você verá que anúncios no Facebook Messenger servem para mim, para você, para seus clientes, e para TODO e QUALQUER negócio!

Eu tenho aqui um gráfico do Business Insider que vai ajudar você a entender melhor do que eu estou falando. Veja:

Praticamente desde 2015, o crescimento dos 4 principais aplicativos de mensagens é maior que as 4 principais redes sociais!

Mais de 1.2 bilhão de pessoas em todo mundo usam o Facebook Messenger. Até a minha mãe, que tem estou proibido de falar a idade da minha mãe aqui anos usa o Messenger!

Meu ponto é que nós não apenas devemos “entrar” nas conversas que está ocorrendo nas cabeças dos nossos clientes, mas também que nós devemos obrigatoriamente estar ONDE nossos clientes efetivamente conversam!

Ser ativo e responsivo é uma das ações fundamentais para o sucesso nos “8 Passos para Transformar Completo Desconhecidos em Promotores da sua Marca“, e eu garanto que você vai conseguir fazer isso muito mais facilmente com os anúncios no Messenger!

Deixa eu te dar um exemplo que aconteceu comigo recentente:

Eu estava dirigindo pelas estradas do Rio Grande do Sul quando vi um anúncio em um outdoor falando sobre um empreendimento imobiliário. No anúncio, pelo que pude ver rapidamente enquanto dirigia, tinha o nome da Página do empreendimento no Facebook.

Assim que parei o carro, procurei pela página no Facebook e fiz uma pergunta pelo Messenger sobre a localização do empreendimento. Imediatamente eles me responderam, e todo nossa comunicação, desde o agendamento das minhas visitas até o local onde eu iria assinar o contrato fechando o negócio, foi feito exclusivamente pelo Messenger.

Tenho absoluta certeza que se eles não fossem tão ativos e responsivos no Messenger, provavelmente eu teria optado por outro lugar como base.

Para que fique definitivamente claro: o Facebook Messenger tomará um lugar cada vez mais essencial na comunicação entre você e seus clientes!

O Facebook informa que 2 a cada 3 pessoas estão mais propensas a comprar de empresas que eles possam se comunicar de forma eletrônica mais rapidamente. E 67% das pessoas esperam trocar mais mensagens eletrônicas de negócios nos próximos 2 anos.

O Facebook Messenger (e também o Whatsapp) é a forma que as pessoas se comunicam com seus amigos e familiares. Uma enorme parte da nossa sociedade prefere se comunicar por aplicativos de mensagens onde conseguem fazer isso de forma barata e rápida.

Enfim, ou você se adapta a este novo cenário, ou perderá negócios para seus concorrentes. Isto é um fato!

Neste exato momento, nós, que temos projetos comerciais, temos a enorme oportunidade de aproveitar estes canais de comunicação para servir aos nossos clientes e expandir nossas empresas!

Como funcionam esses anúncios no Facebook Messenger?

Existem 2 tipos diferentes de anúncios no Messenger:

  • Anúncios onde o Messenger é o Destino (vou chamar aqui de Anúncios de Destino)
  • Anúncios onde o Messenger é o Espaço Publicitário (ou Placement, como eu digo, por isso vou chamar aqui de Anúncios de Placement)

Vamos começar com…

Anúncios onde o Facebook Messenger é o Destino

São basicamente anúncios “comuns“, desses que aparecem toda hora para nós no Newsfeed do Facebook, mas, quando clicados, abrem uma conversa dentro do Facebook (e não um website externo, como normalmente estamos acostumados):

A criação desse tipo de anúncio segue o fluxo normal de criação de qualquer outro anúncio, seja pelo Gerenciador de Anúncios ou pelo Power Editor.

Você pode incluir um vídeo, imagem, carrossel, etc, igual a qualquer anúncio… É só definir o Objetivo “Mensagens” ou então, com o Objetivo “Tráfego” selecionado, escolher a opção “Messenger“:

Importante observar 2 detalhes:

  1. Assim como em qualquer anúncio, você pode segmentar da forma como quiser! Interesses, dados demográficos, comportamentos, audiências customizadas, etc…
  2. Este tipo de anúncio está disponível para ser mostrado no Newsfeed do Facebook, tanto mobile como desktop, e também no Instagram.

Vamos analisar agora algumas estratégias para este tipo de anúncio…

Retargeting

Pensando no relacionamento com o seu cliente, onde é o grande “buraco negro“, ou seja, qual é o ponto do relacionamento onde a maioria dos clientes para de interagir com a sua marca?

Use Anúncios de Destino para dar ao seus potenciais clientes um ponto adicional de contato com a sua marca. Ajude-os a superar qualquer objeção que o separa do fechamento do negócio.

Por exemplo, eu uso Anúncios de Destino para impactar quem visitou a página onde eu falo sobre a minha Mentoria de Marketing Digital para Equipes de Marketing mas não se inscreveu para assistir a aula grátis que eu ofereço nessa página.

<imagem>

 

Curtiu? Então compartilhe!
Seguir

Sobre Mim

Sou Mentor e Especialista em Marketing Digita, e escrevo aqui no blog com certa regularidade, sempre que eu tenho algo novo e/ou importante para te contar. Me siga nas Redes Sociais também!