3 Sintomas de que sua Empresa Estagnou e Parou de Crescer

3 Sintomas de que sua Empresa Estagnou

Nestes mais de 30 anos a frente de centenas de negócios eu consegui identificar 3 Sintomas de uma Empresa que estagnou e parou de crescer!

E hoje eu vou compartilhar estes 3 Sintomas para que você também possa não apenas conhecê-los, mas, principalmente, se antecipar a eles e combatê-los!

Sintoma #1: Falta de Novos Clientes

Este é o Primeiro e Mais Evidente Sintoma de uma Empresa que Parou de Crescer: você não tem novos clientes de forma constante e previsível!

Quantos novos clientes você conseguiu ontem? E hoje? E amanhã, quantos novos clientes fecharão negócios com você? Se você não tem estas respostas de forma fácil e simples, você já está sofrendo com este Sintoma.

Se a sua Empresa não consegue novos clientes facilmente, ou pior ainda, se ela depende do “boca-a-boca“, de indicações, ou simplesmente da sorte, você está (ou estará muito em breve) em maus lençóis.

Caso você simplesmente não saiba de onde vêm os seus clientes, e ainda não tem um sistema estável, confiável e, principalmente, PREVISÍVEL de Geração de Oportunidades e Atração de Novos Negócios, o futuro do seu negócio é incerto e tristemente sombrio.

Uma Empresa saudável tem uma trajetória constante de novos negócios, o que lhe permite projetar e programar novas ações para continuar sempre crescendo.

Sem este fluxo constante e crescente de novos negócios sua Empresa vai estagnar e, em pouco tempo, começará a encolher, até sumir.

Eu mesmo não tive um sistema destes durante muito tempo e fracassei diversos empreendimentos por conta disso…

Felizmente, você não precisa descobrir ao final desta triste história e pode aprender com meus erros e acertos. 

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Sintoma #2: Falta de Entregas

O Segundo Sintoma é quando você não consegue entregar aquilo que foi prometido e vendido para seus clientes.

Você passa o dia todo correndo, indo pra lá e pra cá, apagando todo tipo de incêndio, mas, quando vai analisar as entregas, percebe que elas têm atrasado ou simplesmente não foram sido feitas.

Isso pode ser causado por problemas administrativos, mas é mais comum acontecer por um dimensionamento equivocado da sua capacidade produtiva, ou seja, você atingiu o máximo que sua atual estrutura pode entregar.

Por incrível que pareça, a solução para este Segundo Sintoma é simples: basta você investir em aumento da estrutura para ter maior capacidade operacional e entregar os projetos no prazo combinado.

De qualquer forma, se a sua estrutura de atendimento ou produção não conseguir dar conta do que acontece no seu negócio, definitivamente sua Empresa não conseguirá crescer.

Sintoma #3: Falta de Grana

O Terceiro Sintoma é o mais perigoso e menos evidente: a falta de dinheiro!

Você olha pra conta bancária da sua Empresa e vê um saldo bom, mas depois que começa a pagar todas as contas percebe que sobra muito pouco para investir em ações para o crescimento da sua Empresa.

Este Sintoma normalmente denuncia um erro grave em seu Fluxo de Caixa e esse erro pode ser o grande responsável pela sua falência em um futuro próximo.

Sem lucros constantes, crescentes e saudáveis, você não poderá investir em novas ações de crescimento e ficará estagnado. Com o tempo, da mesma forma que acontece quando você não tem novos clientes (Sintoma #1), sua Empresa começará a encolher até que chegue o ponto de simplesmente desaparecer.

Para evitar que isto aconteça é fundamental, novamente, que você tenha um Sistema Previsível de Negócios em que você não somente tenha um Fluxo Constante de Novas Oportunidades e Novos Clientes, mas também em que estes clientes possam gastar mais com você (aumentando o quanto você recebe de cada cliente), bem como fazer com que estes clientes façam mais negócios com você (aumentando a frequência de transações de cada cliente).

Com mais clientes, que gastam mais, e que fazem mais negócios com você, definitivamente sua Empresa estará na Trilha do Crescimento Constante e Previsível.

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Jefferson Midei

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